10 de June de 2019

Empresa pequena precisa de sistema de gestão?

Luís Reis - Sistemas Web - 0 Comentários

Empreender é sempre um grande desafio, principalmente na fase inicial, quando a empresa está buscando seu espaço no mercado. Normalmente essa é a fase em que nos desdobramos para fazer tudo funcionar, ficamos horas e horas divulgando produtos e serviços nas mídias sociais, dormimos e acordamos pensando em estratégias para conquistar nosso público.

Depois de passar por essa fase, o principal desafio é fazer a empresa crescer de forma organizada. Não podemos deixar a qualidade cair e com o crescimento da empresa fica mais difícil acompanhar tudo de perto. Começamos a nos preocupar em reduzir custos para nos tornarmos mais competitivos no mercado, começam as preocupações com a gestão fiscal, financeira, administrativa e de produção.

Daí surge a necessidade do uso da tecnologia para nos auxiliar na gestão da empresa. Sistemas de Gestão Empresariais (ERP - Enterprise Resources Planning), são softwares voltados para a gestão integrada da empresa, ou seja abrangem a gestão de todos os setores da empresa de forma integrada.

Daí você pode estar se perguntando, porque preciso de um ERP para minha pequena empresa?.

Mesmo que você sozinho cuide de toda a gestão do seu negócio e não consiga visualizar a existência de todos os departamentos da sua pequena empresa, eles existem, e um ERP pode te ajudar não só a visualizar melhor todo o seu negócio como também a fazer uma gestão inteligente do mesmo.

Planejamento estratégico. 

Visualizando de forma ampla seu negócio, fica mais fácil e simples tomar decisões estratégicas e planejar cada passo para o crescimento de sua empresa. Com base nos relatórios obtidos, seja referente a cada setor ou de seu negócio como um todo, você pode tomar decisões assertivas quanto aos próximos passos para sua empresa, sejam eles ações de marketing, investimentos, realocação de recursos etc. 

Redução de custos.

Com dados integrados do seu sistema, sejam dados de compra, venda, produção, prazos etc, você começa a visualizar de forma mais clara o seu negócio facilitando na identificação de pontos de redução de custos. Seja alterando o ciclo de produção, ou planejando a compra da matéria prima de forma a conseguir comprar no menor preço, seja identificando pontos de desperdício e criando ações para redução do mesmo. Simples ações podem ter um grande impacto na redução dos custos, e são mais facilmente identificadas pelo uso de um sistema de gestão integrado.

O ERP também pode te trazer uma redução de custos com pessoal, visto que pode contar com várias automações sob medidas para seu negócio que podem vir a suprir a mão de obra de alguns funcionários.

Possibilita o crescimento 

Ao investir em um ERP você está substituindo uma gestão manual por uma gestão completamente automatizada, trabalhando com o mesmo conceito de grandes empresas. Toda essa organização facilita a tomada de decisões bem como o crescimento sem mais preocupações. Sem um sistema de gestão, crescer é um desafio muito maior, são cada vez mais planilhas, mais processos, mais documentos e chega-se a um ponto onde fica inviável continuar crescendo, não por falta de capacidade produtiva, mas sim por incapacidade de gerir um negócio maior. Com um ERP, crescer não é nenhum problema, você vai continuar gerindo da mesma maneira, seja com 100 ou 10 mil clientes.

A grande maioria dos ERPs são sistemas web ou seja funcionam pela internet o que também é um ponto bastante positivo visto que você pode acompanhar a sua empresa de qualquer lugar, independente se é grande, pequena, se tem filiais ou não, você tem todos os dados em tempo real onde quer que esteja.

Segurança e inteligência são pontos importantíssimos a se abordar numa gestão empresarial e um ERP agrega esses fatores ao seu negócio.

Com seus dados na nuvem, em servidores robustos e confiáveis você ganha muito em segurança, visto que todos os dados da sua empresa estão seguros e backupeados. Imagina você com toda a gestão da sua empresa em seu notebook e tem seu aparelho roubado ou seu aparelho estraga de vez sem a possibilidade de restauração? Você perderia dados de cliente, dados financeiros, documentos fiscais entre outras coisas vitais para sua empresa.

Outro ponto de segurança importante a se observar é o fato de todas as ações feitas dentro de um ERP estarem atribuídas a um usuário, ou seja, você tem o total controle de quem fez o quê dentro de sua empresa. Cada cadastro, cada movimentação no estoque, enfim cada ação por menor que seja dentro de seu negócio é rastreável.

Um ERP agrega muito no quesito inteligência, visto que você tem todos os dados relevantes do seu negócio e de forma integrada, ou seja você não só tem acesso a todos os dados de cada setor como também consegue ver de que forma cada setor interage com outros setores, o que permite tomar decisões, planejar de forma integrada, prever resultados entre outras coisas.

Enfim espero que você não tenha mais dúvidas sobre a necessidade de se ter um ERP, mesmo tendo um pequeno negócio. 
 

Deixe seu Comentário, seus dados de contato não aparecerão
Fale Conosco pelo WhatsApp